15 outubro, 2017

 Sinopse:
 No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Minha Opinião

Acho que estou começando a me viciar em outro tipo de leitura que não o romance. As distopias estão, cada vez mais, chamando minha atenção. Desta vez me aventurei comprar a trilogia da Joelle Charboneau na Bienal do RJ e depois deste primeiro livro, valeu a pena a cara feia que meu marido fez ao me ver comprar livros que eu prometi não comprar. rs

Então, vamos falar rapidamente do livro.

Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais perto ainda, não é o que dizem?
Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas?

Tudo começa no dia da formatura de Malencia Vale. Aos poucos começamos a se localizar, entender a situação em que o mundo está, sobrevivendo num pós guerra em que, depois de vários estágios, quase dizimou a população do mundo, assim como suas cidades e recursos naturais.
Estamos em Cinco Lagos, onde os formandos estão se preparando para sua vida adulta na colônia. Para Cia, era ainda mais importante porque haviam rumores de que um oficial do Teste viria de Tosu City para a celebração e isso só tinha uma explicação, finalmente, depois de tantos anos, alguém da Colônia Cinco Lagos seria contemplado com uma vaga para o teste e assim ter a oportunidade de ir para a Universidade e ter a chance de futuramente, se tornar um dos líderes. Esta era a meta de Cia que sempre se empenhou em ser inteligente o bastante para chamar atenção dos oficiais. 

Bom, após a formatura, não só Cia, mas quatro outros alunos que se formaram com ela foram escolhidos para participar do Teste que até o momento não fazemos ideia do que acontece.
Quando a noticia chega à sua família todos os tipos de emoções surgiram, felicidade, raiva, tristeza porque provavelmente Cia não veria novamente seus pais ou seus 4 irmãos novamente. Mas o reação que mais deixou Malencia preocupada foi a de seu pai, o único da família que também participou do Teste em sua época. 

- Cia, eu não vejo meus pais desde que parti para ser examinado. Ter um filho escolhido é uma honra, mas também significa uma perda. Sua mãe não queria perdê-la.
Seu pai, em segredo, explica que ele não lembrava do que havia acontecido em seus testes porque ao final eles simplesmente esquecem de tudo o que passaram nas semanas que estavam lá. Talvez uma droga que o fazia esquecer e assim, não comprometer os testes futuros. Mas ele também confidencia, pela primeira vez que após alguns anos do teste ele começou a ter sonhos que as vezes pareciam-lhe lembranças das semanas que foram apagadas de sua memória, como uma sala de provas e para seu desespero o rosto de um amigo que ele não lembrava de ter, mas que em seus pesadelos ele o via morrer em uma explosão. 
Ele pede para que Cia não confie em ninguém porque para ele, em alguma hora dos Testes ela provavelmente teria que sair em campo e vencer perigos inimagináveis. (mesmo porque não são apenas com as armadilhas que ela precisava se preocupar, com as guerras biológicas muitas mutações de animais e seres humanos aconteceram).

Se for um erro, é meu erro. As consequências serão minhas.
Com este conselho Cia se prepara para o Teste e leva em consideração a possibilidade de que sua vida poderia esta em risco durante os testes, até porque a recusa em participar do Teste acarretaria na morte do candidato.

Com o decorrer da história ela conhece algumas pessoas das outras colônias (maiores e mais desenvolvidas) e participamos de suas inseguranças em relação a quem ela devia confiar, o fato dela reparar que o tempo todo estavam sendo monitorados a deixava ainda mais crente de que os pesadelos do seu pai poderiam sim ser algo mais.

O Teste, então, tem quatro fases onde mais e cem "novos adultos" são testados até o limite por seus conhecimentos gerais, suas habilidades, trabalho em equipe, capacidade de liderança e por último, sobrevivência.

As dúvidas ameaçam me engolir. Somos espertos o suficiente? Podemos superar um sistema estabelecido a décadas? Que controlam a vida de centenas das mentes mais brilhantes desde que o mundo começou a se reconstruir? Quem está atualmente nos controlando?

O livro tem bastante ação e podem comparar com Jogos Vorazes ou com Divergente, mas tirando o fato de ser uma distopia em que a personagem principal precisa sobreviver a várias provações, "O Teste" tem suas singularidades, me espantando realmente quando dizem que não devemos confiar em ninguém, e que tudo faz parte do teste, tudo e todos são testados.
Os personagens são bem construídos, Cia, principalmente se mantêm aos valores de sua colonia e de sua família, mesmo em situações extremas e isso me fez gostar ainda nais da personagem e da leitura.

E tenho medo de Will estar certo. Que matar e aprender a viver com isso seja a questão. (...) Entretanto, não estou mais certa de que quero ser um líder. Não se meu país valoriza assassinato acima de compaixão
 
Depois de tudo o que vi e fiz, sou forçada a admitir que não sei exatamente quem eu sou.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Oi, muito prazer, eu sou a Naty, carioca e formada em Design Gráfico. Sou apaixonada por esta pequena parte blogueira de mim. Também sou mãe coruja, casada e já tenho 6 livros escritos: A duologia "Retratos de uma Vida", os spin-offs "Sob sua Vigilância" e "Dama de Copas", o infantojuvenil "A Prometida do Príncipe" e a fantasia "Bruxas e Dragões", os primeiros de vários livros que desejo escrever para todos vocês!

Caos da Imaginação 2019/2020

Redes Sociais

Última Resenha

[Resenha] Um Show de Bola - Kel Costa

Eu Apoio

Movimento Literatura Nacional Eu Apoio!

Leitores

Leitura Atual

Tecnologia do Blogger.

Lidos em 2018

  • 01. Desejo de Punição
  • 02. Por Favor
  • 03. O Visconde que me amava
  • 04. Irmãos de Sangue
  • 05. Amante Liberto
  • 06. A Ruiva Misteriosa
  • 07. Lilah, as Calhoun
  • 08. A Bibliotecária
  • 09. Fortaleza Negra
  • 10. As Presas, A Caçada
  • 11. Tempestades de Sangue
  • 12. Ruínas de Gelo
  • 13. Um show de Bola
  • 14. Surpresas do Coração
  • 15. Entre Feras, The Colt's Secret
  • 16. Entre Amores, The Colt's Secret
  • 17. Suzanna, as Calhoun

Lidos em 2017

  • 01. Guarde-me para sempre
  • 02. Doce Sedução
  • 03. Uma Vez Você, Uma Vez Eu
  • 04. A Rainha Vermelha
  • 05. Simplesmente Irresistível
  • 06. O Garoto que Tinha Asas
  • 07. Espada de Vidro
  • 08. A Prisão do Rei
  • 09. Julieta
  • 10. Amante Revelado
  • 11. Tudo e Todas as Coisas
  • 12. Vivendo no mundo dos Espíritos
  • 13. Diálogo com um Executor
  • 14. Uma Lição de Amor
  • 15. O Guardião da Meia Noite
  • 16. A Caçada
  • 17. Desejo de Vingança
  • 18. Clichê
  • 19. O Teste
  • 20. Estudo Independente, O Teste 2
  • 21. A Formatura, O Teste 3
  • 22. Mar de Rosas
  • 23. Bem - Casados
  • 24. Cilada para um Marquês
  • 25. Catherine e Amanda - As Calhoun
  • 26. Borboleta Negra
  • 27. Inversos
  • 28. A Marca da Escuridão
  • 29. Felizes para sempre

Lidos em 2016

  • 01. Herdeiros do Trono
  • 02. Surpreendente
  • 03. Grey
  • 04. Branca de Neve
  • 05. Amante Desperto
  • 06. Reflexo
  • 07. Intenso Demais
  • 08. Diário de uma Assassina
  • 09. Ridículas Cartas de Amor
  • 10. Surpresa Irresistível
  • 11. Álbum de Casamento (2x)
  • 12. O Garoto dos Olhos Azuis
  • 13. Maliciosa
  • 14. De Repente, o Destino
  • 15. A Fada Madrinha
  • 16. O Duque e Eu
  • 17. O Ar Que Ele Respira (inglês)
  • 18. Loui, o Palhaço Medonho e outros Contos Sombrios
  • 19. Obsessão - Amor Imortal 1
  • 20. Magisterium, o desafio de ferro
  • 21. Círculo de Fogo
  • 22. Teoria do Amor
  • 23. Magisterium - A Luva de Cobre
  • 24. Bichanos
  • 25. Aparências
  • 26. Magisterium - A Chave de Bronze

Banner

Banner - Blog Literário

Visitas do Mês