02 agosto, 2016
Nem sempre histórias incríveis são focadas em contos fantásticos, mistérios imaginários ou ficção científica. Os quatro livros impressionantes abaixo mostram como, às vezes, a realidade cria histórias tão impressionantes quanto a ficção.
Deixado para morrer
Parecia que tudo correria normalmente para um grupo de alpinistas que planejava subir ao topo do Evereste em maio de 1996. Até que uma tempestade inesperada atingiu a montanha mais alta do mundo.
O grupo foi atingido diretamente, e seus integrantes se separaram ao longo do caminho. Assim que a equipe de resgate chegou, uma escolha impossível foi feita: alguns alpinistas simplesmente não poderiam ser resgatados, devido a sua localização e sua condição física após a tempestade.
Beck Weathers foi um dos que foi dado como morto após o resgate, mas doze horas depois, cego, sem luvas e coberto de gelo, ele surgiu caminhando na direção do acampamento. Como ele sobreviveu? Você terá de ler para saber.
A história de Beck foi uma das que inspirou o filme Evereste, estrelado por Jake Gyllenhaal, Keira Knightley e Josh Brolin.
Além do relato assustador de Beck, é interessante ver quão fiel à realidade é a descrição da escalada. Ideal para aqueles que se interessam pelo assunto, e pelo que acontece quando tudo dá errado.

A última viagem do Lusitânia

Em maio de 1915, o transatlântico Lusitânia saiu de Nova York com destino a Liverpool, na Inglaterra, levando um número recorde de crianças e bebês a bordo. Apesar da tranquilidade da tripulação e dos passageiros, a Europa entrava no décimo mês da Primeira Guerra Mundial, e uma viagem daquele tipo era obviamente um risco. 
O que o capitão do navio não esperava é que a rota do Lusitânia encontraria a do submarino alemão Unterseeboot-20 e do serviço secreto britânico, ficando no centro de um dos maiores desastres navais já documentados. 
Apesar de ser um dos maiores naufrágios da história, a história do Lusitânia era desconhecida do grande público até ser recontada por Erik Larson – autor de No Jardim das feras e de O demônio na Cidade Branca –, que recorreu a documentos oficiais, recortes de jornal, diários e obras escritas pelos sobreviventes para escrever sobre a tragédia.


É isso que eu faço

Lynsey Addario era uma fotojornalista que tentava se estabelecer profissionalmente quando os atentados de 11 de Setembro mudaram o mundo. Por ter alguma experiência no Afeganistão, ela foi chamada para voltar ao Oriente Médio e cobrir a invasão americana ao país.
Essa foi apenas a primeira de muitas vezes que Lynsey abdicou do conforto de sua vida para relatar as crueldades da guerra.
Em É isso que eu faço ela retrata os afegãos antes e depois do estabelecimento do regime talibã, a destruição e revolta no Iraque e expõe a cultura de violência contra a mulher no Congo
Além disso, relata a ocasião do próprio sequestro durante a guerra civil na Líbia, que ganhou destaque na mídia internacional.
O livro teve os direitos vendidos para o cinema, e o filme será produzido por Steven Spielberg.


No século XIX, o mundo era um pouco mais misterioso do que atualmente. Uma das grandes questões era sobre o que poderia existir no Pólo Norte. 
Enquanto as teorias variavam entre civilizações perdidas, continentes inteiros e um imenso bloco de gelo deserto (o que obviamente é a resposta mais sem graça e a verdade) algumas pessoas acreditavam que de alguma forma o ponto extremo do planeta seria na verdade um oceano quente e navegável. 
Para colocar tais teorias à prova, diversos exploradores rumaram ao Norte. E, como o padrão da lista, as coisas não foram muito positivas. 
No reino do gelo mostra todo o processo da exploração liderada por George Washington De Long, desde a escolha do navio perfeito – o USS Jeannette – à luta pela sobrevivência da tripulação.

Fonte: Intrínseca

11 comentários:

  1. Não é muito comum eu ler livros de não ficção, porém confesso que este primeiro me chamou muito a atenção, fiquei muito curiosa para saber como ele conseguiu sobreviver.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei agoniada com a sinopse do primeiro. Imagina você estar sofrendo e não poder ser resgatado ????? Vou até procurar o filme para saber como essa história acaba. E fiquei curiosa para ler o segundo apesar de que não curto muito ler histórias reais (prefiro não-ficção).

    ResponderExcluir
  3. Sou fascinada por livros que retratam a vida real, e geralmente a gente pensa que se trata de ficção. Os seres humanos tem um potencial de crueldade inimaginável e de criatividade fantástica. Adorei as dicas e as sinopses, não li nenhum, mas já anotei

    ResponderExcluir
  4. Não li muitos livros desse tipo mas gosto bastante!
    Gostei muito sobre o tema do primeiro Livro e com certeza quero ler ele!
    Amei esse post e Quero outros, rsrsr!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Não é meu gênero literário preferido, mas de vez em quando é bom dar uma mudada. O que mais despertou meu interesse foi Deixado pra Morrer, não sei se teria coragem de ler, pois eu tenho costume de me envolver com a história. Seria angústiante viver assim

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de livros e filmes baseados em histórias reais. O ingrediente a mais em saber que alguém passou por aquilo de verdade, talvez, facilite vivenciar através das palavras cada momento de forma mais intensa. Já assisti o filme Evereste, mas fiquei muito interessado em ler Deixado para morrer.

    ResponderExcluir
  7. Quantas histórias? Fiquei bem chocada com a Deixado para morrer e A última viagem do Lusitania. Ainda não assisti Everest, mas depois desta sinopse com certeza vou fazer, e também lerei o livro. O Segundo livro, mesmo me deixando de coração partido só de ler a sinopse, quero conferir, desconhecia essa história. Gostei muito do post, embora não leia tantos livros baseados em fatos reais, gostei muito das indicações.

    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Já sou apaixonada por histórias reais, dá uma emoção maior na gente hahaha
    Deixado para morrer, que sinopse é essa? Me deixou muito curiosa sobre como ele sobreviveu, já quero pra ontem. Achei muito interessante A última viagem do lusitânia, pois nunca havia ouvido falar dessa história, e já me deixou triste saber que haviam muitos bebês a bordo :(
    E por fim outro que me interessei em ler foi No Reino do Gelo, parece ser muito bom.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. me chamaram atenção as sinopses de A última viagem do Lusitânia e Deixado para morrer, tem jeito de ser dois livros maravilhosos.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a sinopse do primeiro e do quarto livros, principalmente. Toda essa temática que envolve sobrevivência em ambientes hostis e extremos como o frio intenso é interessante de se ler na ficção e fica mais ainda aterrador quando se percebe que o que está lendo se trata de uma história real e que aquilo aconteceu de fato.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não conhecia nenhum desse livro mas achei as historias bem interessante ainda mais pela realidade que as historias nos trazem de todas a que mais me chamou atenção foi É isso que eu faço pelo enrendo fiquei curiosa para saber mais !!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Oi, muito prazer, eu sou a Naty, carioca e formada em Design Gráfico. Sou apaixonada por esta pequena parte blogueira de mim. Também sou mãe coruja, casada e já tenho 6 livros escritos: A duologia "Retratos de uma Vida", os spin-offs "Sob sua Vigilância" e "Dama de Copas", o infantojuvenil "A Prometida do Príncipe" e a fantasia "Bruxas e Dragões", os primeiros de vários livros que desejo escrever para todos vocês!

Caos da Imaginação 2019/2020

Redes Sociais

Última Resenha

[Resenha] Um Show de Bola - Kel Costa

Eu Apoio

Movimento Literatura Nacional Eu Apoio!

Leitores

Leitura Atual

Tecnologia do Blogger.

Lidos em 2018

  • 01. Desejo de Punição
  • 02. Por Favor
  • 03. O Visconde que me amava
  • 04. Irmãos de Sangue
  • 05. Amante Liberto
  • 06. A Ruiva Misteriosa
  • 07. Lilah, as Calhoun
  • 08. A Bibliotecária
  • 09. Fortaleza Negra
  • 10. As Presas, A Caçada
  • 11. Tempestades de Sangue
  • 12. Ruínas de Gelo
  • 13. Um show de Bola
  • 14. Surpresas do Coração
  • 15. Entre Feras, The Colt's Secret
  • 16. Entre Amores, The Colt's Secret
  • 17. Suzanna, as Calhoun

Lidos em 2017

  • 01. Guarde-me para sempre
  • 02. Doce Sedução
  • 03. Uma Vez Você, Uma Vez Eu
  • 04. A Rainha Vermelha
  • 05. Simplesmente Irresistível
  • 06. O Garoto que Tinha Asas
  • 07. Espada de Vidro
  • 08. A Prisão do Rei
  • 09. Julieta
  • 10. Amante Revelado
  • 11. Tudo e Todas as Coisas
  • 12. Vivendo no mundo dos Espíritos
  • 13. Diálogo com um Executor
  • 14. Uma Lição de Amor
  • 15. O Guardião da Meia Noite
  • 16. A Caçada
  • 17. Desejo de Vingança
  • 18. Clichê
  • 19. O Teste
  • 20. Estudo Independente, O Teste 2
  • 21. A Formatura, O Teste 3
  • 22. Mar de Rosas
  • 23. Bem - Casados
  • 24. Cilada para um Marquês
  • 25. Catherine e Amanda - As Calhoun
  • 26. Borboleta Negra
  • 27. Inversos
  • 28. A Marca da Escuridão
  • 29. Felizes para sempre

Lidos em 2016

  • 01. Herdeiros do Trono
  • 02. Surpreendente
  • 03. Grey
  • 04. Branca de Neve
  • 05. Amante Desperto
  • 06. Reflexo
  • 07. Intenso Demais
  • 08. Diário de uma Assassina
  • 09. Ridículas Cartas de Amor
  • 10. Surpresa Irresistível
  • 11. Álbum de Casamento (2x)
  • 12. O Garoto dos Olhos Azuis
  • 13. Maliciosa
  • 14. De Repente, o Destino
  • 15. A Fada Madrinha
  • 16. O Duque e Eu
  • 17. O Ar Que Ele Respira (inglês)
  • 18. Loui, o Palhaço Medonho e outros Contos Sombrios
  • 19. Obsessão - Amor Imortal 1
  • 20. Magisterium, o desafio de ferro
  • 21. Círculo de Fogo
  • 22. Teoria do Amor
  • 23. Magisterium - A Luva de Cobre
  • 24. Bichanos
  • 25. Aparências
  • 26. Magisterium - A Chave de Bronze

Banner

Banner - Blog Literário

Arquivos do Blog

Visitas do Mês