02 agosto, 2016
Nem sempre histórias incríveis são focadas em contos fantásticos, mistérios imaginários ou ficção científica. Os quatro livros impressionantes abaixo mostram como, às vezes, a realidade cria histórias tão impressionantes quanto a ficção.
Deixado para morrer
Parecia que tudo correria normalmente para um grupo de alpinistas que planejava subir ao topo do Evereste em maio de 1996. Até que uma tempestade inesperada atingiu a montanha mais alta do mundo.
O grupo foi atingido diretamente, e seus integrantes se separaram ao longo do caminho. Assim que a equipe de resgate chegou, uma escolha impossível foi feita: alguns alpinistas simplesmente não poderiam ser resgatados, devido a sua localização e sua condição física após a tempestade.
Beck Weathers foi um dos que foi dado como morto após o resgate, mas doze horas depois, cego, sem luvas e coberto de gelo, ele surgiu caminhando na direção do acampamento. Como ele sobreviveu? Você terá de ler para saber.
A história de Beck foi uma das que inspirou o filme Evereste, estrelado por Jake Gyllenhaal, Keira Knightley e Josh Brolin.
Além do relato assustador de Beck, é interessante ver quão fiel à realidade é a descrição da escalada. Ideal para aqueles que se interessam pelo assunto, e pelo que acontece quando tudo dá errado.
Em maio de 1915, o transatlântico Lusitânia saiu de Nova York com destino a Liverpool, na Inglaterra, levando um número recorde de crianças e bebês a bordo. Apesar da tranquilidade da tripulação e dos passageiros, a Europa entrava no décimo mês da Primeira Guerra Mundial, e uma viagem daquele tipo era obviamente um risco.
O que o capitão do navio não esperava é que a rota do Lusitânia encontraria a do submarino alemão Unterseeboot-20 e do serviço secreto britânico, ficando no centro de um dos maiores desastres navais já documentados.
Apesar de ser um dos maiores naufrágios da história, a história do Lusitânia era desconhecida do grande público até ser recontada por Erik Larson – autor de No Jardim das feras e de O demônio na Cidade Branca –, que recorreu a documentos oficiais, recortes de jornal, diários e obras escritas pelos sobreviventes para escrever sobre a tragédia.
Lynsey Addario era uma fotojornalista que tentava se estabelecer profissionalmente quando os atentados de 11 de Setembro mudaram o mundo. Por ter alguma experiência no Afeganistão, ela foi chamada para voltar ao Oriente Médio e cobrir a invasão americana ao país.
Essa foi apenas a primeira de muitas vezes que Lynsey abdicou do conforto de sua vida para relatar as crueldades da guerra.
Em É isso que eu faço ela retrata os afegãos antes e depois do estabelecimento do regime talibã, a destruição e revolta no Iraque e expõe a cultura de violência contra a mulher no Congo
Além disso, relata a ocasião do próprio sequestro durante a guerra civil na Líbia, que ganhou destaque na mídia internacional.
O livro teve os direitos vendidos para o cinema, e o filme será produzido por Steven Spielberg.
No século XIX, o mundo era um pouco mais misterioso do que atualmente. Uma das grandes questões era sobre o que poderia existir no Pólo Norte.
Enquanto as teorias variavam entre civilizações perdidas, continentes inteiros e um imenso bloco de gelo deserto (o que obviamente é a resposta mais sem graça e a verdade) algumas pessoas acreditavam que de alguma forma o ponto extremo do planeta seria na verdade um oceano quente e navegável.
Para colocar tais teorias à prova, diversos exploradores rumaram ao Norte. E, como o padrão da lista, as coisas não foram muito positivas.
No reino do gelo mostra todo o processo da exploração liderada por George Washington De Long, desde a escolha do navio perfeito – o USS Jeannette – à luta pela sobrevivência da tripulação.
Marcadores:Intrínseca
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Quem sou eu

- Nathalia Rangel
- Oi, muito prazer, eu sou a Naty, carioca e formada em Design Gráfico. Sou apaixonada por esta pequena parte blogueira de mim. Também sou mãe coruja, casada e já tenho 6 livros escritos: A duologia "Retratos de uma Vida", os spin-offs "Sob sua Vigilância" e "Dama de Copas", o infantojuvenil "A Prometida do Príncipe" e a fantasia "Bruxas e Dragões", os primeiros de vários livros que desejo escrever para todos vocês!
Última Resenha
Autores Parceiros
Leitores
Populares do Mês
Leitura Atual
Tecnologia do Blogger.
Lidos em 2018
- 01. Desejo de Punição
- 02. Por Favor
- 03. O Visconde que me amava
- 04. Irmãos de Sangue
- 05. Amante Liberto
- 06. A Ruiva Misteriosa
- 07. Lilah, as Calhoun
- 08. A Bibliotecária
- 09. Fortaleza Negra
- 10. As Presas, A Caçada
- 11. Tempestades de Sangue
- 12. Ruínas de Gelo
- 13. Um show de Bola
- 14. Surpresas do Coração
- 15. Entre Feras, The Colt's Secret
- 16. Entre Amores, The Colt's Secret
- 17. Suzanna, as Calhoun
Lidos em 2017
- 01. Guarde-me para sempre
- 02. Doce Sedução
- 03. Uma Vez Você, Uma Vez Eu
- 04. A Rainha Vermelha
- 05. Simplesmente Irresistível
- 06. O Garoto que Tinha Asas
- 07. Espada de Vidro
- 08. A Prisão do Rei
- 09. Julieta
- 10. Amante Revelado
- 11. Tudo e Todas as Coisas
- 12. Vivendo no mundo dos Espíritos
- 13. Diálogo com um Executor
- 14. Uma Lição de Amor
- 15. O Guardião da Meia Noite
- 16. A Caçada
- 17. Desejo de Vingança
- 18. Clichê
- 19. O Teste
- 20. Estudo Independente, O Teste 2
- 21. A Formatura, O Teste 3
- 22. Mar de Rosas
- 23. Bem - Casados
- 24. Cilada para um Marquês
- 25. Catherine e Amanda - As Calhoun
- 26. Borboleta Negra
- 27. Inversos
- 28. A Marca da Escuridão
- 29. Felizes para sempre
Lidos em 2016
- 01. Herdeiros do Trono
- 02. Surpreendente
- 03. Grey
- 04. Branca de Neve
- 05. Amante Desperto
- 06. Reflexo
- 07. Intenso Demais
- 08. Diário de uma Assassina
- 09. Ridículas Cartas de Amor
- 10. Surpresa Irresistível
- 11. Álbum de Casamento (2x)
- 12. O Garoto dos Olhos Azuis
- 13. Maliciosa
- 14. De Repente, o Destino
- 15. A Fada Madrinha
- 16. O Duque e Eu
- 17. O Ar Que Ele Respira (inglês)
- 18. Loui, o Palhaço Medonho e outros Contos Sombrios
- 19. Obsessão - Amor Imortal 1
- 20. Magisterium, o desafio de ferro
- 21. Círculo de Fogo
- 22. Teoria do Amor
- 23. Magisterium - A Luva de Cobre
- 24. Bichanos
- 25. Aparências
- 26. Magisterium - A Chave de Bronze
Banner
Arquivos do Blog
-
▼
2016
(90)
-
▼
ago. 2016
(7)
- Li Mendi na Bienal de SP
- [Resenha] O Ar que Ele Respira - Brittainy C. Cherry
- Retratos de uma Vida Parte 2 - Capa Revelada e Lan...
- [Primeiras impressões] A escolha de Eron por Crist...
- [Resenha do Leitor] Retratos de uma Vida - Blog On...
- [Editora Intrínseca] Histórias reais que mais pare...
- Top Comentarista - Agosto
-
▼
ago. 2016
(7)
Visitas do Mês
39
Não é muito comum eu ler livros de não ficção, porém confesso que este primeiro me chamou muito a atenção, fiquei muito curiosa para saber como ele conseguiu sobreviver.
ResponderExcluirFiquei agoniada com a sinopse do primeiro. Imagina você estar sofrendo e não poder ser resgatado ????? Vou até procurar o filme para saber como essa história acaba. E fiquei curiosa para ler o segundo apesar de que não curto muito ler histórias reais (prefiro não-ficção).
ResponderExcluirSou fascinada por livros que retratam a vida real, e geralmente a gente pensa que se trata de ficção. Os seres humanos tem um potencial de crueldade inimaginável e de criatividade fantástica. Adorei as dicas e as sinopses, não li nenhum, mas já anotei
ResponderExcluirNão li muitos livros desse tipo mas gosto bastante!
ResponderExcluirGostei muito sobre o tema do primeiro Livro e com certeza quero ler ele!
Amei esse post e Quero outros, rsrsr!
Abraços!
Não é meu gênero literário preferido, mas de vez em quando é bom dar uma mudada. O que mais despertou meu interesse foi Deixado pra Morrer, não sei se teria coragem de ler, pois eu tenho costume de me envolver com a história. Seria angústiante viver assim
ResponderExcluirEu gosto muito de livros e filmes baseados em histórias reais. O ingrediente a mais em saber que alguém passou por aquilo de verdade, talvez, facilite vivenciar através das palavras cada momento de forma mais intensa. Já assisti o filme Evereste, mas fiquei muito interessado em ler Deixado para morrer.
ResponderExcluirQuantas histórias? Fiquei bem chocada com a Deixado para morrer e A última viagem do Lusitania. Ainda não assisti Everest, mas depois desta sinopse com certeza vou fazer, e também lerei o livro. O Segundo livro, mesmo me deixando de coração partido só de ler a sinopse, quero conferir, desconhecia essa história. Gostei muito do post, embora não leia tantos livros baseados em fatos reais, gostei muito das indicações.
ResponderExcluirAbraço!
A Arte de Escrever
Oi!
ResponderExcluirJá sou apaixonada por histórias reais, dá uma emoção maior na gente hahaha
Deixado para morrer, que sinopse é essa? Me deixou muito curiosa sobre como ele sobreviveu, já quero pra ontem. Achei muito interessante A última viagem do lusitânia, pois nunca havia ouvido falar dessa história, e já me deixou triste saber que haviam muitos bebês a bordo :(
E por fim outro que me interessei em ler foi No Reino do Gelo, parece ser muito bom.
Beijinhos!
me chamaram atenção as sinopses de A última viagem do Lusitânia e Deixado para morrer, tem jeito de ser dois livros maravilhosos.
ResponderExcluirMuito interessante a sinopse do primeiro e do quarto livros, principalmente. Toda essa temática que envolve sobrevivência em ambientes hostis e extremos como o frio intenso é interessante de se ler na ficção e fica mais ainda aterrador quando se percebe que o que está lendo se trata de uma história real e que aquilo aconteceu de fato.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAinda não conhecia nenhum desse livro mas achei as historias bem interessante ainda mais pela realidade que as historias nos trazem de todas a que mais me chamou atenção foi É isso que eu faço pelo enrendo fiquei curiosa para saber mais !!